CAMINHOS

"SE VOCÊ NÃO MUDAR A DIREÇÃO, TERMINARÁ EXATAMENTE ONDE PARTIU"

SÃO TIAGO (SANTIAGO), O MAIOR
São Tiago foi um dos doze apóstolos. A partir da Bíblia sabemos que Tiago era natural da Galileia e, tal como seu pai Zebedeu e seu irmão João, era pescador. Na tradição da Igreja, este santo é conhecido como São Tiago, o Maior, para o distinguir de outro Apóstolo com o mesmo nome, Tiago, filho de Alfeu.
Juntamente com Pedro, André e João, Tiago fazia parte do grupo dos quatro primeiros discípulos que Jesus chamou.
Este grupo acompanhou Jesus em momentos especiais do seu ministério e da sua vida como a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração ou a oração no Jardim da Oliveiras.
Tiago foi o primeiro Apóstolo que morreu mártir.
Segundo o livro dos Actos dos Apóstolos, Tiago morreu decapitado em Jerusalém, provavelmente no ano 44, por ordem do rei Herodes Agripa I.
A tradição, mais ou menos lendária, diz que Tiago anunciou o Evangelho na Península Ibérica. Regressado a Jerusalém, aí foi martirizado. Reza a tradição que dois dos seus discípulos trasladaram o seu corpo numa barca para ser sepultado na região onde evangelizara. Atravessaram o mar Mediterrâneo, entraram no oceano Atlântico e aportaram na costa da actual Galiza. Depois de vencidos alguns obstáculos, sepultaram o seu corpo num bosque da região.
Hoje nesse local ergue-se a Catedral Compostelana. Escavações arqueológicas aí efectuadas puseram a descoberto alguns túmulos cristãos dos primeiros séculos.
Durante a ocupação muçulmana perdeu-se o rasto do local onde se encontrava o suposto túmulo do Apóstolo.
Mais tarde, nos começos do século IX um monge de nome Pélagio afirma ter visto umas luzes num bosque durante várias noites. Julgando estar na presença de algo sobrenatural, decide informar o bispo de Iria Flavia, Teodomiro.
Este, com o seu séquito, dirige-se ao local indicado e encontra as ruínas de uma antiga igreja e três túmulos.
Reconhecido o local, o bispo encarregou-se de publicitar o «descobrimento» entre os reinos cristãos da Europa de então.
Posteriormente, Teodomiro muda de residência episcopal para Compostela, dando início à grande viragem no culto a São Tiago.
Tenha-se em conta que os túmulos dos mártires eram locais de culto onde os cristãos recordavam aqueles que tinham permanecido firmes na fé no meio das perseguições.
Não tardou muito para que os peregrinos de toda a Europa começassem a acorrer a Compostela para venerarem as relíquias de São Tiago.