CAMINHOS

"SE VOCÊ NÃO MUDAR A DIREÇÃO, TERMINARÁ EXATAMENTE ONDE PARTIU"

terça-feira, 3 de maio de 2011

TERCEIRO DIA - 03/05/11

TERCEIRO DIA: Levantamos cedo...06hs e saimos 06:20hs, deixamos para tomar café um pouco mais tarde, numa cidade vizinha e valeu a pena....A caminha de hoje, terceiro dia, fui muito tranquila..pouca subida, mais plano com algumas descidas.
Fomos os primeiros a chegar no Albergue Municipal. A vantagem é que se pega os melhores lugares nos beliches pra dormir e os banheiros ainda estao bem limpos.
Agora sao ja sao 12:40hs, 5 horas a mais que ai no Brasil.
Vamos procurar comida, fazer fotos e conhecer o lugar...descansar e vamos em frente.
Hoje estamos em ZUBIRI e amanha vamos até PAMPLONA, mais 22km de caminhada, mas também será tranquilo.

SEGUNDO DIA

SEGUNDO DIA: Iniciamos cedo com o café preparado um a um por D. Janine, uma senhora muito simpática de uns 60 anos, que cuida da pousada.
Nos despedimos te todos e seguimos em frente..Existem duas opçoes de caminho, o mais fácil e o dificil...Nós é claros escolhemos o DIFICIL. e bota difícl nisto. Para o primeiro dia é uma prova e tanto, quem passa deste certamente passa adiante.
O caminho do primeiro dia sáo mais ou menos 28 km. Deste 25Km de subida, montanha acima, a impressáo é que passamos das nuvens. 3 km finais sáo de descida, muito ingreme.
Da metade do caminho em diante, se nao bastassem as dificuldades começou a chover, até granizo caiu, pequeno metade de um feijáo..e fez muito frio dificultando a caminhada, principalmente na descida. Encontramos muitos amigos pelo caminho, e chegando a Roscenvalles juntamente com um senhor alemao e um outro das Ilhas Canarias, com este fizemos amizade, foi o primeiro a ssinar minha bandeira do Brasil. Ele vai até Santiago e sua esposa espera lá. Ambos estao de fèrias.
Chegando em Roscenvalles a acolhida foi muito bom. O albergue é muito bom. Nos alojamos, tomamos um banho, lavamos as roupas e fomos comer, estámos mortos da fome. Nao levamos comida na mochila durante este trajeto, pensávamos que iria ter pelo caminho, mas nesta parte nao teve nada. Foi fome de matar...mas superamos.
A a tarde pegamos sol , secamos as roupas. as 19hs jantamos o MENU DO PEREGRINO. (SOPA, UMA TRUTA COM FRITAS E SOBREMESA NO FINAL.) show de bola.
As 20hs fomos a missa realizada para os peregrinos, recebemos a bençao. Fomos dormir, antes fui baixar as fotos e te escrever.
Dormimos exatamente as 22hs. toque de recolher, apagam-se as luzes, ninguem mais tem acesso a internet e o silencio reina.
PRIMEIRO DIA: Saimos as 08:hs de Paris através de metro, as 10hs pegamos Trem até San Jean Pied de Port e chegamos là pelas 16:30hs junto com a primeira leva de peregrinos.
O atendimento ali é bem diferente do que encontramos em PAris. Gente hospitaleira e em especial D. Janine que nos acolheu no Albergue.
Fizemos as credenciais e nos encaminhamos para os dormitórios....construçoes antigas, datam de 1600, 1700, muito interessantes mesmo. Nosso Albergue fica dentro de uma antiga cidade toda cerda por mulharas, bem aquelas coisas que se vê em filmes.
Andamos pela cidade, comemos pizza, e fizemos muitos fotos...chuveu um pouco. Mas como o dia escurece tarde aproveitamos bem.
As 22hs todos estavam na cama, silencio...o descanso é sagrado para os peregrinos, até porque a 06hs todos ja estavam de pé para o café e partida. A noite trovejou muito e choveu bastante.